Nossa História
Caracterização da entidade
A Escola Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Prata, localizada na Avenida Major Carvalho, número 348, Bairro Bela Vista, tem sua história de lutas e conquistas no campo da educação, muito antes de ser oficialmente legalizada como instituição escolar.
Inspiradas pelo mesmo ideal filosófico de trabalho de sua Fundadora as Irmãs de São João Batista e Santa Catarina de Sena- Medeias, no ano de 1594 iniciaram seu trabalho como educadoras, amparavam e ensinavam as meninas carentes a ler e a trabalhar.
Medeia Camila Ghiglini Pattelani, de nacionalidade Italiana, foi fundadora desta Congregação no século XVI, século em que a cidade de Gênova definia como o século da tranquilidade econômica e do despertar para a cultura e para a espiritualidade. Após sua viuvez, Medeia que desde o seu nascimento respirava um clima de autêntica espiritualidade, começa a trabalhar em favor da promoção e desenvolvimento intelectual da mulher. Este trabalho ganha a notoriedade e o respeito da sociedade local, despertando assim em outras irmãs a vontade de educar o indivíduo na sua realidade humana e espiritual.
Em 15 de agosto de 1968, houve o reconhecimento deste estabelecimento de ensino. O qual recebeu o nome de Escola Nossa Senhora Aparecida. Este nome foi escolhido para homenagear a padroeira do Brasil, terra das missões, terra em que as irmãs foram escolhidas e convidadas para orientar e guiar a comunidade nos caminhos do BEM, do JUSTO e do VERDADEIRO.
Segundo Ata de Abertura, no dia 17 de fevereiro de 1969, a casa com o nome de ?Escola Nossa Senhora Aparecida? foi habitada pelas irmãs Maria Inês, Maria Augusta e Maria Virginia. Sendo esta primeira equipe pedagógica e administrativa da recente escola instituída, a qual iniciou suas atividades com a Educação infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, segundo transição abaixo:
Aos dezessete dias do mês de fevereiro de mil novecentos e sessenta e nove foi habitada a casa com o nome de ?Escola Nossa Senhora Aparecida? pelas Reverendas irmãs: Maria Inês, professora e dirigente da pequena comunidade, Maria Augusta auxiliar e Maria Virginia também professora. Foi destinada a funcionar por enquanto; Jardim da Infância - Pré e 1º ano.
No início, a parte destinada à escola tinha como estrutura física: uma secretaria, uma sala de professores, duas salas de aula, banheiros, dois pátios e uma capela. Neste período a escola se mantinha de doações e umas poucas mensalidades pagas pelos alunos mais abastados.
Em 14 de setembro de 1972, a instituição foi registrada sob o número 466, conforme documento 3093/72 da Secretaria de Educação de Minas Gerais.